Companheirismo, união e coletivo: As palavras da vez no grupo são estas agora. Depois de eclodir na mídia que o grupo estava rachado e que este era o real problema do Tricolor neste ano e como resultado, as eliminações e derrotas, pela primeira vez em 7 meses, um diretor do São Paulo se manifestou a respeito. João Paulo Jesus Lopes disse que não detectaram racha e que se encontrassem, puniriam os jogadores. Pois bem, é explícito o mau relacionamento e a falta de profissionalismo de muitos atletas que hoje vestem a camisa do São Paulo.
Foi só sair um gol e Washington chorar e Dagoberto ir abraçá-lo, que todos acham que o ambiente é lindo dentro do São Paulo. E não é. Bastou um empate buscado na raça, para dizerem sobre reviravolta, união e grupo focado. É pouco. Quando não se está seguro, consistente e comprometido 100%, bastará um revés para jogar tudo no lixo. Ultimamente, por exemplo, Hugo culpou o setor defensivo pelo momento. Borges disse que a saída de Washington foi benéfica ao grupo. Ficou suspenso, saiu do time titular e quando entrou, fez corpo mole. RG cobrou mais coletivo e avisou que não aceitará reclamações. Fez muito bem. Agiu com pulso. Hernanes afirmou que o momento era vergonhoso. Melhorou pouco. Apagou um tempo inteiro no Sul. JW disse que nunca passou um momento assim. Rodrigo admitiu que há rachas no elenco. RC foi apitar o rachão antes do clássico para dar uma assentada na situação. A diretoria agiu nos bastidores. Está armando mudanças. Vinda de reforços e venda de algumas peças. Vai reduzir o elenco pois o próprio RG pediu assim. E parti deste princípio para entender que é mesmo a melhor solução. E isto, olhando para o Tricolor campeão dos outros anos e para outros grandes times, somado a opinião de treinadores renomados e consagrados. E falarei um pouco disso aqui na coluna desta semana.
Elenco ideal é o reduzido: José Mourinho é um baita treinador na minha opinião. Como também é Paulo Autuori. Como também acho que é Muricy e Felipão. Como também Lippi, Guardiola, Ancelloti e Hiddink. Poderia citar mais uma leva enorme de treinadores que embasam o que quero explanar, mesmo não gostando de um treinador ou outro, a filosofia é a mesma entre eles em um quesito: número de atletas do elenco, reformulações e renovações de grupo.
Este tema é sempre, sempre garantia de entrevistas, textos, matérias, artigos e verdadeira busca, uma saga da torcida por saber dos planos dos treinadores, diretoria. O famoso vai e vem, o mercado da bola. Isto porque é a projeção do que os times podem fazer no ano. Muitas vezes enganam como o São Paulo 2009. Como o Chelsea de Felipão. Como o Milan de Kaká, Nesta, Zambrotta, Pirlo, Seedorf, Beckham, Shevchenko, Pato, R. Gaúcho. Outras, surpreendem como o Barcelona que após a saída de R. Gaúcho, Zambrotta, Thuram e Deco, parecia que sucumbiria com um treinador inexperiente como Guardiola. E ganharam tudo. As aparências enganam. E muito, mas a esperança da torcida é medida assim. Este é o termômetro. Diga para algum madrilista que o time com Benzema, Kaká, C. Ronaldo, Robben, Casillas, Albiol, S. Ramos, Marcelo, Van der Vaart, Snedjer, Nistelrooy, Gago, Higuain e Cia. E para algum torcedor do Barça que a equipe multi campeão com a chegada de Ibrahimovic, Maxwell e Keirrison não está apta a fazer nova temporada vencedora?
Sim, o elenco forte. Mas também precisa ser compacto, onde haja sim competição interna. Mas legal, profissional. Na Europa, entende-se melhor um “rodízio”. No Brasil, querem ser titulares por status. Raros os jogadores de grupo. Chegamos ao cúmulo de achar legal um cara reclamar de ser banco, ser substituído. Porque demonstra vontade. Façam-me o favor. Isto faz parte do mundo do futebol. Não está bem no clube, não quer continuar, peça para sair ao invés de detonar o grupo. Desunir e dar motivo aos demais para fazer o mesmo. Ou criar intrigas e panelas, desagregando, articulando, tramando.
Lembrem que em 2007, tínhamos um inchaço no elenco e problemas de relacionamento. Após a eliminação na Libertadores, numa leva só, foram embora Lenílson, Marcel, Maurinho, Fabri. Ilsinho, Edcarlos e Marco Antonio. Em 2008, Fábio Santos, Adriano, Carlos Alberto, Reasco, Alex Bruno e Eder.
Em 2009, até aqui, só confirmado André Lima. Está faltando mais gente para entrar na barca. Sei que já saíram Joílson e Wágner Diniz antes dele. Que Formigoni foi emprestado para o Japão. Mas ainda falta mais gente. E todos nós sabemos quais são. OS que devem ser vendidos, trocados ou dispensados mesmo. Uma troca, uma reformulação será maravilhosamente bem vinda. Saavedra e Gonzalez chegaram. Mais 3 nomes pintam por aí…
Voltando ao elenco, os treinadores apontam sua preocupação com este inchaço. Veja o que Mourinho disse: “Tamanho do grupo? É um problema para mim. Não estou feliz. Não é bom para o trabalho. São 11 contra 11 em uma partida, e ter 30 jogadores em um treinamento não é algo positivo. Os jogadores que eu quero dispensar sabem que eu não os quero aqui, e isso também não é positivo. É negativo. Atualmente, os jogadores querem dinheiro e estilo de vida. Não há ambição. Eles preferem ficar encostados em um clube como o Inter do que procurar uma alternativa. Quero a saída de oito jogadores, para contratar quatro.”
Alguma semelhança com o Tricolor? Veja que temos exemplos de alguns máscaras que vivem reclamando, outros que não saem porque querem o conforto do Tricolor, a tranqüilidade, o dinheiro em dia e estar disputando títulos. É um tiro no alvo certo. Concordo 100%. Há poucas exceções. Mas, hoje em dia, o que mais conta é a grife e o salário no bolso. Muitos, querem ir para a Europa e apenas lucrar 15% de transferência e voltarem em outro clube ganhando mais e sendo cobrado de menos. Mas com rótulo e status de ter voltado da Europa. É esdrúxulo. Mas…É um fato. Jogador hoje em dia se alcança um clube de ponta, seja na Itália, na Espanha, na Inglaterra, no Brasil ou na Babilônia, não esquenta a mufa se ficar no banco. Muito menos se não jogar. O que importa é a grife, o status, o dindin e a segurança. Depois, vem a competição e a sensação de dever cumprido.
Mudaram os valores, e ficaram apenas os valore$. Acordem diretores! JJ, Leco, MAC, Jesus Lopes, saiam detrás de seus escudos, de sua apatia e covardia em dar satisfação à torcida! Trabalhem!
Eu não os esquecerei e cobrarei até o fim.Sem esquecer nunca da humildade. Como disse um amigo meu, nunca é demais e tem que partir do JJ até o faxineiro.Atitude, Humildade e Coragem! Só assim serão dignos de representar o Maior do Mundo!
Promessas e mais promessas? Jesus Lopes: “Estamos muito satisfeitos com o nosso técnico. O que faremos para melhorar é reformular o elenco, reforçá-lo ainda mais.
Fato: Estamos quase certos com 1 zagueiro. Meia e atacante negociam.
Pitacos: * O Azarado: Inacreditável como Bosco tem azar. Quando voltava em grande estilo e fazendo grandes defesas, eis que sofre nova lesão. Mais 2 meses fora. E RC já volta daqui a alguns dias…ê Boscão!
* Parceria LA Galaxy e Manchester United: Além da já conhecida parceria com o clube inglês na área de marketing, o time americano que andou meio desanimado com a parceria, agora voltou a nos procurar. E parece que eles vem com tudo desta vez. Mais caixa para JJ.
* JJ esta semana foi derrotado no STJ de SP. Seus atos seriam anulados e muitos me perguntaram a respeito. Fato: Cabe recurso e quando terminar de ser julgado, JJ pode já nem ser mais presidente. Portanto, há muita água para rolar…
A Tecnologia de 2020 Segundo a Microsoft
-
Olá a todos Nesse post vou compartilhar um vídeo que encontrei no Youtube.
Ele trata de como a Microsoft vê o uso da Tecnologia em 2020, que de fato
já e...
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário